3 de agosto de 2012

DESAPEGO - REFERENCIAS PARA A PRATICA


Um dos assuntos mais complicados e de se compreender de se explicar. O mesmo pode ser compreendido em sua essência apenas através da pratica na vida real.

Posso dizer que o desapego não é algo fácil de se atingir, exige da pessoa muita disciplina e consciência.

Vou tentar explicar aqui o que seria e algumas dicas para por em prática.

Desapego, antes de mais nada, é um estado onde as pessoas e as coisas materiais não te afetam tão facilmente: não há decepções, preocupações inúteis ou quaisquer tipos de desequilíbrio interno. É morrer em si, não dar importância sem significado a algo ou à alguém voluntariamente e naturalmente sem forçar.

Uma das bases do estado desapegado e o que eu mais recomendo para atingir tal estado é voce oferecer sem esperar retorno. Como assim?

Goste mas não espere que gostem de voce, não se importe se te acham importante ou não; Dê um elogio mas não espere que façam o mesmo com voce; não dê importância para isso, isso realmente não é importante, o que é importante é VOCE.


VOCE é a base da sua vida, ser desapegado é trabalhar em voce, conquistar a voce e não ir atrás de conquistar outras pessoas. Voce não precisa conquistar as pessoas, tire isso da cabeça, a aprovação delas é algo que deve ser conquistado naturalmente, apenas pela forma NATURAL de como voce vive ao redor delas.

Desapego é não ligar se tiver uma reunião onde só terá pessoas importantes da sua empresa e mesmo você se achando importante, não te chamarem.

Desapego é não esperar nada de ninguém e esquecer o que os outros tem a te oferecer, se voce é um cara que faz tudo mas não recebe muito em troca, relaxe, o que voce dá voce receberá em dobro ou triplo, contato que voce faça de bom coração e sem esperar que te dêem retorno. Se te fizerem mal, puna! Mas não fique mal com isso, afinal o ser humano é egoista.

Ser desapegado é ser seguro; é não buscar aprovação; é nem mesmo precisar de aprovação.

Um cara apegado aos resultados das coisas tende a se dar muito mal e a se sentir mal diante das situacaoes que fogem de seu controle.

Ex. de cara apegado:

“Mandei uma mensagem de texto para o celular da fulana gostosa que tow afim de seduzir, o que será que ela achou da mensagem?”

Esse exemplo acima é com toda certeza uma amostra de apego, mesmo ínfimo, mas que causa bastante danos à psique do portador. INSEGURANÇA, é o que se cheira ao ler o exemplo acima, o inseguro é apegado e o apegado tende a se dar mal.

Ser apegado é esperar tudo das coisas e ao não receber nada, fica mal ou até depressivo. É Passar o ano todo estudando duramente para o vestibular e no final do ano ao fazer a prova, perceber que não foi bem sucedido, ficou reprovado e começou a se quebrar por dentro. Oras, pra que ficar mal? Se matando por dentro, se culpando, voce não deu o melhor de si? Deu? Infelismente não deu certo, mas haverá outras oportunidades cara, recomece tudo de novo e tente mais uma vez. ISSO È DESAPEGO.

Amou uma garota e ela não estava nem ai pra voce? As garotas bonitas e atraentes te acham “feio”? Isso é a opiniao delas, o cara seguro não liga para opiniões, ele é realista e não foca no problema, foca na solução.

“NÃO DIGA A SEU DEUS INTERNO QUE VOCE TEM PROBLEMAS E PREOCUPAÇÕES, DIGA AS SUAS PREOCUPAÇÕES E PROBLEMAS QUE VOCE TEM UM DEUS INTERNO.”

Anciosidade também é sinal de apego. Tinha um amigo meu que ia comer uma gostosa da faculdade super popular, se ele fizesse “um mal trabalho” com certeza ela ia meter a língua e espalhar, o cara ficou louco! Rrsrsr Queria comer a gata ´porque era TOP, mas ao mesmo tempo tinha um certo receio de come-la por medo de não “fazer um bom trabalho”, coitado! Ficou ancioso, tremeu na base, ficava pensado naquilo... desistiu. Deu uma desculpa qualquer pra garota por medo e APEGO, apego é insegurança, ele estava apegado ao resultado, queria fazer a parada e ter um retorno positivo, amoleceu, BICHONA! (espero que ele esteja lendo isso)

O que fazer para praticar o desapego?

Fazer as coisas do jeito que voce quer fazer (se voce quer fazer)do jeito que voce sabe e não esperar resultado, focar no agora e foda-se o futuro.


Claro que o moço vai ter consciência e bom senso, vai dar o melhor de si porque é um cara assim e não porque mandaram ele ser assim.

Não esperar nada das pessoas.
Não fazer as coisas buscando aprovação  das pessoas.
Focando na solução e esquecendo o problema.
Não dando importância significativa ao problema, ao invés dando uma solução significativa.
Não dar valor significativo para coisas materiais. Um dia voce vai perder tudo isso com certeza.
Não correr atrás de mentiras, enganações, etc.
Não tema perder pessoas passageiras na sua vida (namoradas, esposas recentes, amigos, etc.), alias não tema perder ninguém.
Não reclame.

ACEITE TODA MERDA QUE ACONTECER COM VOCE, ACONTECEU, AGORA NAO ADIANTA RECLAMAR, mas seja pro-ativo e tente reverter a situação.

Levou chifre? Afaste-se da mulher e de-lhe um pé na bunda, mas não vá chorar, vá encontrar alguém melhor.
Te “Machucaram”? Não vá atrás de vingança, esqueça o problema, lembra?

Siga em frente sempre. Não olhe pra trás e nem pra frente demais. Seja firme nos objetivos, decepcione-se com voce apenas se voce por passivo e um merda reclamão do caralho, se for pro-ativo e der tudo errado, sinta-se honrado, voce deu o melhor, a situação é que não estava a seu favor mesmo.

Seja REALISTA, compreenda as coisas antes de criticar injustamente. Não Dê a mínima para julgamentos à sua pessoas: sejam julagmentos positivos ou negativos, mas não esqueça de punir justamente os negativos e recompensar justamente os positivos.

Não se apegue a momentos e a coisas positivas, fique no meio, o desapego é um estado onde voce é equilibrado.

Um grande modelo de referencia para ilustrar tudo o que eu escrevi aqui é o filme "GLADIADOR". Maximus, o protagonista era general das tropas, tinha tudo, tinha familia, era grande, era honrado, conseguiu tudo com esforço e com seu senso masculino poderoso de liderança, mas isso tudo lhe foi tirado, mataram sua amada familia, tiraram-lhe o titulo de general e ele foi vendido como escravo para virar gladiador, mas o que ele fez? Manteve-se firme, se reergeu, não reclamou, foi lá e puniu o responsavel de forma honrada e justa.


Grande exemplo de masculinidade e virilidade, recomendo o filme. Um dos meus favoritos de todos os tempos.

Também recomendo o filme: O ULTIMO SAMURAI, com Tom Cruise. Também é ótimo modelo para referencia.

Pratiquem o desapego, sugiro que se aprofundem mais e mais no assunto, é de grande relevancia. Não esqueça que o grande mestre JESUS CRISTO nos ensinou a cultivar sabiamente o desapego.

Abraço a todos.



37 comentários:

  1. Continue postando Vlorenz, seus artigos como sempre são muito construtivos e inspiradores, vlw!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Falou e disse!

    Antes de ler Nessahan, tinha lido isso http://www.4shared.com/office/L641Jgwy/viagem_a_ixtlan_-_carlos_casta.html

    Existem dicas valiosas dentro das historias, e fica a dica, se forem ler não se importem se a historia é verdadeira ou não, isso ajudará a absorver melhor o que é pra ser absorvido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala campeao! Bicho, valew pela dica ai de livro, vou dar uma conferida e obg pelo feed! abraço!

      Excluir
  3. muito bom vlorenz,otimos artigo,espero que continue a passar esses sabios ensinamentos de vida a nós.

    ResponderExcluir
  4. Isso é algo muito dificil de fazer!! mas a partir do momento que este estado eh conquistado vc se torna um homem muito mais forte!!!

    ResponderExcluir
  5. Manda Vlorenz! Velho.. To no teu blog pela primeira vez e com certeza tu vai me ver por aqui de novo. Que artigo foda velho, concordo plenamente com a ideia e o desapego é a essência de tudo na vida. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  6. Manda Vlorenz!
    To no teu blog pela primeira vez e com certeza tu vai me ver aqui de novo. Gostei muito deste artigo e acredito que o apego e a não aceitação é a causa de todo sofrimento vivido pelo homem.
    valeu brother!

    ResponderExcluir
  7. Valeu Vlorenz! Andei lendo uns posts seu no Estilo Cafajeste e vc continua falando verdades esquecidas por nós! Abraço irmão!!

    ResponderExcluir
  8. Simplesmente excelente Vlorenz na minha opinião, um dos textos mais fodas seus , me ajuda muito sempre leio ... Obrigado mesmo parceiro.

    ResponderExcluir
  9. “NÃO DIGA A SEU DEUS INTERNO QUE VOCE TEM PROBLEMAS E PREOCUPAÇÕES, DIGA AS SUAS PREOCUPAÇÕES E PROBLEMAS QUE VOCE TEM UM DEUS INTERNO.”

    Adorei isso !!

    vejo que é isso que preciso

    afinal oque adianta decorar rotinas puas sendo que não é um homem de verdade???

    vai virar um palhaço que sabe conversar com elas e quando estiver vivendo com ela logo a mina vai sacar que o palhaço é um frutinha internamente falando um fraco que sabe enganar!!.

    Logo ela vai a outro lugar para que um homem de verdade coma a fruta que ela só libera a quem tem valor eo cara fraco chora oque eu fiz meu deus

    Qque tu fez???

    Ey merdinha voce foi boiola não colocou ela na linha ela foi o homem e voce foi a mulherzinha e ela muntou em voce e o fiu terra comeu solto kkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gostei cara! isso mesmoo kkk
      e vo ti falar... eu mesmo as vezes passo por isso.. sou a mulherzinha e ela o homem! --' kkk
      minhas vontades sao maiores que eu cara.. mas estou mudando isso, estou procurando mudar, ser mais forte.. e isso é oq vale neh!
      vlww, um abraçoo!

      Excluir
  10. PUTA MEEEERDA CARA ! VLORENZ QUE TOPICO É ESSE CARA ?
    EXCEPCIONAL ! Bravo ! Bravo ! Muito bom meu caro !
    Grande abraço ! e Sucess !

    ResponderExcluir
  11. Eu sei talvez vocês estranhem eu estar aqui sendo mulher e tals, mas adorei esse blog porque aborda tudo dando uns tapas de realidade e eu tô precisando disso no momento, adoreiii esse e os outros tópico! Abraço.

    ResponderExcluir
  12. (to sem caixa alta)

    vlorenz, lembro dos tempos no puabase que seu foco (nosso foco) era mulheres, em ter comportamentos atraentes, para conseguir, de certo modo, aprovação e felicidade, essa dependente de pegar ou não a moça, enfim, como as coisas mudam ne? acompanhando esse seu novo blog eu vejo como o senhor evolui, e por vezes, me passa na minha cabeça como eu evolui apesar das muitas turbulências que esses assuntos (desapego, ego) trazem em nossa mente, ate entao, egoica. falo isso pois vejo com certa lucidez a mudança de foco, e qual é o caminho para se ter, enfim, paz interior. agradeço pelo blog, e espero que voce continue sempre a compartilhar suas novas descobertas, a sua evoluçao.

    abraços.

    jose augusto p. t. marassi

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. "Honre suas bolas..."
    "Nunca se arrependa por não tentar. Vc Honrrou suas bolas"

    Esses mandamentos mantém minha conciencia tranquila. Quantas vezes levei fora e fiquei tranquilo, pois eu sabia q era macho."

    ResponderExcluir
  15. "Uma das bases do estado desapegado e o que eu mais recomendo para atingir tal estado é voce oferecer sem esperar retorno. Como assim?"

    Isso é altruísmo ou estou enganado?

    ResponderExcluir
  16. Vlorenz bom dia estou anonimo por cuidados. cara estou passando por uma situação tenho relacionamento de 4 anos minha namorada sempre quis casar e eu nao tal medo ai certo dia ela pediu tempo e ja viu o meu desespero chorei sofri pra caralho tenho empresa pizzaria ate hoje tenho voltamos 4 messes depois ela ficou com outra pessoa neste intervalo,duas semanas atrais descobri atreveis do face eu tinha senha dela que ela me traiu confessou isso a um amigo que ela reencontrou mas e o seguinte eles estava trocando Messages pesadas e eu assistido ao vivo chamei ela pra ver aquilo ela chorou coisa tal disse q traui mas tinha se arrependida tal disse aquilo q falava no face era uma bricadeira ela chorou muito ajudo ela pra caramba em aluguel do AP dela perdoe mas cara estou muito inseguro porque esse cara ainda estar no face ela ainda fala com ele pelo face ela trocou a senha claro mas continua falando com ele curtinho as postagens dele o cara e casado velho porra meu quero muda sou muito apegado a essa gata. me ajuda velho sei que você não e deus mas opinião homens ajuda muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro sugiro que leia isto:

      http://amordissidente.wordpress.com/2012/11/21/porque-casais-que-namoram-muito-tempo-nao-se-casam-ou-se-separam-logo-apos-o-casamento/

      Excluir
    2. Cara, muito foda isso. Muito complicado. Não tenho o poder de julgar uma pessoa, mas talvez eu tenha o de acusar certas atitudes baixas e imundas; no caso - as de sua namorada. É um momento muito tenso e muito complicado na vida de um homem este que voce esta passando, mas ao mesmo tempo é hora de mudança, de ir buscar dentro de si algumas respostas sinceras sobre o que você realmente quer. Não vou mentir a você que no seu lugar eu não estaria mais com ela e já estaria inalcançável para a mesma. É uma mulher baixa que cometeu um dos mais graves erros: o adultério. Pode não ser visto como algo tão grave assim pelos paradigmas sociais da depravada sociedade atual, mas em sua essencia, isto é algo altamente grave e destruidor.

      Em questões de transformação, como eu falei, esta está começando agora para voce, desejo que voce abra seus olhos para a realidade e perceba que todo esse sentimento negativo que voce esteja sentindo seja assimilado pela sabedoria que existe dentro de voce e que se extingua(é assim q escreve?), te libertando para novas perspectivas e que te dê uma mulher digna e de valor. (Perdão, mas as atitudes de sua namorada foram atitudes de uma "vadia" e ela merece de voce o desprezo emocional, não dando mais o que voce dava em termos intimos, sendo ela para voce, apenas mais um ser humano como outro qualquer).

      Abraço

      Excluir
    3. olha cara confiança vai pro brejo eu tento mas não da ela me parece fica distante porque de fato fiquei muito apegado depois de tudo que passei peguei esse mal que não tinha eu ate penso em terminar mas cara ela tem umas dividas cara enfim eu ajudo muito nesta questão tenho pena dela e muito triste veio

      Excluir
    4. Cara a primeira coisa que vc precisa entender, é q vc ta doente.
      Esse sentimento q vc ta curtindo ai, é rejeição, carência, sensação de ser fraco, desinteressante, "desmasculinizado". Velho vc ta sentindo que perdeu, pq na verdade foi isso q aconteceu...vc perdeu..
      Mas a perda nos relacionamentos nunca eh permanente.
      A primeira coisa q vc precisa fazer é ligar o Foda-se, e reavaliar toda a sua vida. Externamente e Internamente. Tudo msm!
      Suas roupas, seu carro, sua empresa, seu físico, e a parte mais dificil seu emocional.

      Vc vai ficar forte emocionamente na mesma proporção de sua auto estima.

      Meu, vc pode se tornar um cara foda, um homem de verdade, e nao mais um coitadinho q sonhava em casar com essa vadia q te enganou.

      As lagrimas dela valem menos do que sua urina velho.

      A melhor coisa que vc pode fazer por ela agora e despreza-la.

      Qdo vc se tornar homem de vdd, ela vai perceber, vai ser inevitavel.

      Ai vc pode comer ela de novo, mas nunca mais se apegue emocionalmente...

      Velho, tem mta coisa q esses caras aqui ja sacaram sobre mulheres e masculinidade..

      Leia mano, se desenvolva, cresça como ser humano, como Homem.

      Nao seja mais estúpido, nao acredita em vadias, ame sua mae, seu pai, seus irmaos, amigos.

      Se vc tiver mta sorte tvz encontre uma mulher autentica, mas eqto isso nao acontece, torne-se um homem autentico, ateh pq é a unica forma de conquistar uma mulher autentica..

      Acorda Velho, a vida ja te deu um tapa na cara, levanta, msm q seja com odio, converte esse odio em força e determinação...

      Flw!

      Lavey

      Excluir
    5. Nossa mano, que resposta zica, até me deu um arrepio hetero aqui rsrs

      Excluir
  17. Cara, que post maravilhoso! Que Deus ti abençõe meu querido, pq eu realmente gostei do texto!
    Eu sempre fui um cara muito APEGADO a tudo! E sei que o desapego pode me melhorar e muito!
    Si der depois faça mais uns posts sobre esse tema, de preferencia apego a mulheres! A um cara que começa ficar com uma guria, 1,2,3,4 vezes..e ai ja começa a si apegar! A correr atrás, a demonstrar saudade,vontades!! E isso estraga a conquista muitas vezes... Si der faz um relatando sobre isso meu querido..
    Parabenss pelo post!!!
    Um Abraço!

    ResponderExcluir
  18. me arrepiei cara. mto bom. Eu estou a pouco tempo aqui e uma coisa q vi em mudança na minha vida foi q levei um toco hj e lembrei do blog, então entrei no desapego e estou bem melhor. Fiz o meu máximo ra dar certo mas as circunstancias nao foram favoraveis. "perdi" uma mulher linda, mas foda-se amanha vem outra melhor. acabei tendo a consciência que o apego era o que me mantinha na depre e eu estava indo num espiral decrescente. Mas agora eu sai da matrix social e vou me amar amar meus pais e irmão e ser uma pessoa melhor para mim mesmo.

    ResponderExcluir
  19. o unico apego de o homen deveria set sua" musculnitude"
    ser um homen honrado.



    "MORRER COMO HOMEN E O PREMIO DA GUERRA"

    ResponderExcluir
  20. ola conheci este site ontem e estou a adorar estas post. aqui
    principalmente este gastei .por vezes andamos distantes dos nossos objectivos e entramos pelo cano
    esquecemos quem realmente somos.abraços todos que comentam seus ideais e sempre bom ler coisas interessantes comprimentos fiquem bem

    ResponderExcluir
  21. Bah cara tu és d+++++, to abrindo cada vez mais minha mente, sempre pensei dessa forma, mas achava q eu era o "errado" neste planeta, agora vejo q não...conheci ontem este blog e estarei nele todo dia, valeuuuuuuu...

    ResponderExcluir
  22. agradeço ao emerson miranda que tem me ajudado me passando muitos livros interessantes aqui pela rede , que vc continue inspirado grande amigo internalta.

    ResponderExcluir
  23. na boa emerson miranda só me manda coisa massa, vlw grande amigo virtual.

    ResponderExcluir
  24. Comentário foda!adorei

    ResponderExcluir
  25. FILME: O Conde de Monte Cristo

    ResponderExcluir
  26. voc é um filosofocomteporaneo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...